3º Festival Culturaberta

3º Festival Culturaberta

A terceira edição do Festival Culturaberta terá como uma das atrações o Grupo Expresso Rural. A banda que é uma das maiores referências da música catarinense se apresenta no evento marcado para o dia 30 de setembro. O Festival é gratuito e será realizado na Matura Floripa, localizada no Campeche. 

Atrações confirmadas do festival

 

  • Grupo Expresso Rural: 

O Grupo, formado nos anos 1980, está com um repertório de novidades. Com dez músicas inéditas lançadas ao longo deste ano, a banda promete apresentar as canções no 3º Festival Culturaberta. Além de cantar os sucessos antigos, como “Nas Manhãs do Sul do Mundo” e “Certos Amigos”. 

 

 

  • Choro Jazz Trio com Ana Paula da Silva e Luna Paz

Da sintonia entre os músicos Edilson “Tatu” (piano), Rafael Calegari (baixo) e Willian Goe (bateria), nasce o Choro Jazz Trio. Trazendo uma ampla abordagem musical com influências do Choro, porque representa tradicionalmente a música popular brasileira instrumental e do Jazz porque trás a liberdade da criação no tocar, somando-se a fusão de estilos dentro da música brasileira e latina, apresentam composições autorais e melodias conhecidas do repertório tradicional. O Choro Jazz Trio convida a premiada cantora, compositora e violonista brasileira de Santa Catarina, Ana Paula da Silva, e a talentosa Luna Paz, cantora, compositora e musicista de Santiago, no Chile. As artistas possuem influências da música brasileira, cultura popular, folclore sul- americano, jazz e músicas do mundo. Suas obras combinam poesia e ritmos diversos, refletindo suas raízes e lugares de origem.

 

 

  • Banda de Brincar: 

A Banda de Brincar surgiu do encontro de três cantores, músicos e atores que tinham em comum a paixão pelo universo infantil. O projeto tem a intenção de colaborar com a formação musical das crianças de forma divertida, juntando um pouco de tudo que faz parte desse universo. Através das brincadeiras populares conduzidas por cantigas de roda, A “BANDA DE BRINCAR” convida a todos para uma viagem fantástica além dos limites do tempo e da realidade, visitando os cravos, as rosas, os campos de alecrim, as casas sem chão e os diversos seres encantados que habitam o mundo da imaginação.

 

 

  • Mestre Aorélio: 

Aprendeu construir instrumentos aos 9 anos com seu avô Rodrigo Domingues (fandangueiro) e desde então vivencia o universo da cultura popular produzindo arte, lançando e tocando as tradicionais músicas do povo caiçara. Aorelio Domingues músico e construtor , é mestre premiado pelo Minc por suas atividades no Fandango, Boi-de-Mamão, terço cantado e na Folia do Divino Espírito Santo.  Foi registrado  como mestre da cultura popular  nos documentários de Lia Marchi:  “Divino, festa, tradição e fé no litoral do Paraná” , “Boi-de-Mamão do Paraná”, “Tocadores Brasil Central Litoral Sul”,  “Fandango – dança tradicional do Paraná’, “Música sem Fronteiras”. Fez juntamente com Mariana Zanette os documentários: Bandeira do Divino fé que move a tradição e O Último Capelão do Terço. Também diretor artístico da Associação de Cultura Popular Mandicuera e fundador, idealizador  e músico da Orquestra Rabecônica do Brasil. Gravou em 2017 o disco Amanhece, fandango pancada, em 2022 “ Viva o boi de mamão” e 2023 “ Fandango Caiçara patrimônio imaterial na Ilha dos Valadares”.

 

  • Cláudio Rabeca:

Cláudio Rabeca é um músico rabequeiro, compositor, cantor, professor, produtor musical e Luthier. Ao longo 20 anos de carreira artística, cantou e tocou percussão no Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife por 11 anos; é rabequeiro do Cavalo

Marinho Estrela de Ouro de Mestre Biu Alexandre de Condado-PE desde 2004; e foi

cantor, compositor e rabequeiro do grupo de forró Quarteto Olinda por 11 anos. Foi

produtor e Rabequeiro do CD duplo Rabequeiros de Pernambuco. Em sua carreira

solo, passou a se dedicar integralmente a rabeca e é a partir desse instrumento, do

qual também é luthier, que desenvolve o seu processo criativo e baseia seu canto.

Lançou em 2009 o seu primeiro álbum solo, Luz do Baião e em 2019 lançou o segundo, Rabeca Brasileira. Já excursionou pela Europa e Estados Unidos e foi um dos compositores da trilha do espetáculo Raízes, da companhia de dança contemporânea belga Untamed, com a qual se apresentou como músico na Bélgica, México e Holanda. Transita muito bem entre a música Instrumental, música cantada e pelos gêneros musicais brasileiros como o Forró, o Frevo e o Samba, dentro da música Contemporânea.

 

  • Intervenções Artísticas dos alunos e professores das oficinas Culturaberta

 

No primeiro bloco de intervenções, que ocorre das 17:00 às 17:45 h teremos muita música e diversidade cultural, com a junção dos alun@s das oficinas de  flauta,violão e pandeiro e depois alun@s do cavaquinho, pandeiro e canto. A Cultura popular trará o jongo da serrinha, com a participação de Natália do Livramento , no violão 7 cordas e Eduardo Rukat no cavaquinho, professor@es também do projeto. As artes circenses e palhaçaria marcarão presença com sua magia e a dança tribal trará toda sua graça para o palco. No segundo bloco, o encantamento das danças e canto estarão presentes, com músicos convidados para realizar música ao vivo. No Flamenco, as alunas dançam  tangos com os convidados  Pedro Guedes no violão e Marina Carmona na voz.A dança afro traz o mestre percussionista Sekou Oulare – Dança africana de Guiné. A dança de salão bailará no salão e as vozes dos alun@s do canto preencherão o ambiente com boa música.

 

  • Roda de Rendeiras com ratoeira

Trazendo a cultura popular de Florianópolis, as rendeiras estarão presentes tecendo suas rendas e entoando as cantigas de Ratoeira;

 

  • Boi de Mamão

Alegria garantida das famílias, teremos a presença do Boi de Mamão de Sto. Antônio de Lisboa.

 

  • Exposições fotográficas, desenhos realistas e aquarelas 

 

Serviço

3º Festival Culturaberta

Data: 30 de setembro de 2023, sábado, das 13h30 às 22h.

Local: Matura Floripa – SC-405, 3451 – Campeche, Florianópolis – SC

Entrada gratuita por ordem de chegada. Sujeito a lotação. Chegue cedo.

Evento com área coberta.

Evento acessível em libras.

Estacionamento gratuito a 600 metros do Festival

 

Incentivo:

@brasil.atacadista

 

Programa de Incentivo à Cultura PIC

@fcc.cultura

Governo do Estado de SC

 

Apoio:

@maturafloripa

Atelier de Percussão

@pandeiros.fabiano.raposa

Secretaria de Turismo Cultura e Esporte

Fundação Franklin Cascaes

 

Instagram: https://www.instagram.com/projetoculturaberta/

Informações à imprensa: Juliana Rabelo – assessora de imprensa

E-mail: imprensa@culturaberta.com.br | Telefone e WhatsApp: (48) 99675-5696

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *