Equipe Técnica

Marcelo

Marcelo Ribeiro

Idealizador e Produtor Executivo do Projeto

O Marcelo também é fundador da Matura Floripa, sede das oficinas e festivais do Culturaberta.

Nascido em Paraisópolis, Minas Gerais, passou por São Paulo antes de chegar na Ilha. Radicado em Florianópolis desde 2007. Tem formação na área de engenharia de produção. Atuou profissionalmente na indústria e também com Pesquisa e desenvolvimento. Em 2015, fundou a Matura ainda como cervejeiro caseiro, hoje administra a empresa, junto com as iniciativas que acontecem nesse espaço.

Foto: @nirah.musica


Vavá

Vavá

Percussionista, arte-educador, luthier e pesquisador de ritmos e cultura popular desde 1999.

E desde então envolvido com a arte, através da música, nos seus mais diversos estilos, forró, maracatu, samba e brincadeiras populares diversas.

E como todo aprendiz, também vira professor, arte-educador porque acredita e sabe que a arte educa e transforma.

Atualmente, dedica-se à construção de instrumentos de percussão em seu próprio espaço/atelier.

E também é professor das oficinas de pandeiro do Projeto Culturaberta. De aluno a professor, de coordenador a proponente do projeto Culturaberta.

Foto: @nirah.musica


Gustavo

Gustavo Ribeiro Anzolin

Coordenador Financeiro/administrativo

Administrador de empresas e professor de economia com experiência em planejamento estratégico, gestão de pessoas, gestão financeira/bancária e custos. Gestor de bares/restaurantes, meios de hospedagem e produção cultural.


Crica

Crica

Ela é a gerente do nosso projeto, articuladora e, também diretora da Rhythmus Produções desde 2011.

Nascida aqui na Ilha, é graduada em Artes Visuais pela UDESC, atua na área de produção cultural, com projetos, eventos, curadoria e integra a equipe do renomado violonista Yamandu Costa, tendo elaborado e produzido projetos premiados no Brasil e exterior.

Também ministra oficinas e palestras com as “Dicas da Crica” sobre produção e elaboração de projetos culturais, a fim de ampliar este conhecimento para mais pessoas e fortalecer o setor cultural.

Atuou como Gerente de Articulação, Difusão e Promoção da Cultura e Diretora do Teatro Pedro Ivo na Fundação Catarinense de Cultura, e como Técnica de Cultura do SESC Florianópolis, coordenando programas e projetos em diversas linguagens artísticas.

Como artista, dedica-se à arte do bambolê, apresentando suas performances com luz e fogo.

Foto acervo Studio A3


Cris Villar

Cris Villar

Coordenação de Comunicação

Atualmente graduanda em Gestão Pública e Formada em Publicidade em 1995, reside e trabalha em Florianópolis desde 1999.

Já foi palhaça, malabarista e instrutora circense. É idealizadora e organizadora da Convenção de Malabarismo e Circo de Florianópolis e também organizadora do consolidado Floripa Jazz Festival.

Sua produtora criada em 2018, a Tempestá Cultural atua transversalmente com outras linguagens culturais, editais e curadoria, prestando consultoria para terceiros e elaboração de projetos, além de produção e prestação de contas.

Atua nas esferas nacionais e estaduais em prol do Circo e já foi membro do Colegiado Nacional de Políticas Culturais, presidente do Conselho Municipal de Cultura em Florianópolis por duas gestões.


Maria

Maria

Coordenadora das Oficinas do Culturabeta

A Maria trabalha com Produção e Gestão de Projetos Culturais há mais de 13 anos, é Bacharel em Comunicação com hab. Relações Públicas, Especialista em Branding e Mídias Digitais e Pós graduada em Gestão de Projetos Culturais pela USP.

Já realizou produções de diferentes linguagens artísticas em diversos lugares como Dublin, Brasília, Bahia, Sergipe, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Pará e São Paulo.


Neimar

Neimar Bisewski Luiz

Produtor Musical e Gestor de Eventos Culturais

Graduado e pós-graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá – São José – SC e graduado em Música e Licenciatura pela Claretiano, Batatais – SP, iniciou suas atividades musicais ainda na adolescência, tocando profissionalmente em diversas bandas e grupos musicais da região norte de Santa Catarina.

Fundador do Coral da FIESC, grupo formado por profissionais daquela entidade e suas casas (SESI, SENAI e IEL). Onde atuou durante os 10 anos como maestro, compositor e arranjador.

Neste mesmo período tornou-se Gerente do Projeto Cultural da mesma entidade onde promoveu eventos como turnês, shows, espetáculos e festivais em todas as linguagens da arte.

Também foi o responsável pela organização do Coral Infantil da empresa Marisol SA de Jaraguá do Sul. Coral este que contou com 300 vozes.

Entre os seus trabalhos de produção destacam-se as trilhas para a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, CD e DVD da banda instrumental IN-FLUENCE, CD Fica Conosco Jesus, Série Animada para YouTube do canal Infantil Animaguel de SP, Turma do Meu Boizinho além de outros espetáculos temáticos: Uma Noite no Cinema, DISCO a Festa e o show Around Brazil, todos produzidos sob encomenda com vasto repertório musical e estrutura estética conceitual.

Destaque ainda para a organização e coordenação de festivais musicais como o Festival Alternativo, de Jaraguá do Sul, TUM Festival, Florianópolis e Festival da Canção junto a organizações do terceiro setor de diversas regiões de SC.

Atualmente dedica-se a Coordenação do Festival Culturaberta e produções multimídia por meio da sua empresa Garage Estúdio.


Kerle

Kerle

….que boa parte das postagens e interações aqui nas redes sociais, eu faço. Naturalmente como é um projeto feito a várias mãos, outras pessoas também fazem (p)arte nessa atividade por aqui.

Contato com a cultura permeia várias fases da vida. Mas com a Capoeira 🤩 se revelou um entendimento da expressividade e importância muito maior do significado da cultura no desenvolvimento e expressividade.

De lá pra cá, atuei como assistente de produção teatral do Projeto Viva as Diferenças. Fui Social media do Projeto Cultural Iê Mané – Imagens da Capoeiragem da Ilha de Santa Catarina. Gerenciamento das redes sociais do Fórum da Capoeira, coletivo de capoeiristas da Grande Florianópolis, operacionalizando lives e postagens de vídeos no youtube; Produção da Semana da Capoeira em Florianópolis, atividade realizada de forma coletiva. Organização de eventos presenciais e virtuais.

Como artista? Ahh, me dedico a capoeira e leitura de oráculos.♣️♦️♠️♥️

Atualmente nas atividades administrativas do Projeto Culturaberta e também aqui nas redes sociais.


Paula

Paula Albuquerque

Designer Gráfica

Uma das artistas que atua nos bastidores do projeto, a Paula que faz nossas artes, esses cards lindos que ilustram e comunicam com leveza e alegria para vocês. 🤩

Designer gráfica com foco em projetos culturais. Jornalista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2005).

Assina a identidade visual e os materiais gráficos do Culturaberta (2023), Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea (2007-2022), FIDÉ Brasil – Festival Internacional do Documentário Estudantil (2012-2022), Projeto (A)Gentes do Riso (2016-2023), FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação (2019), Festival de Música Contemporânea Aliança Francesa (2008-2010), Orquestra Filarmonia Santa Catarina (2010-2014), além de projetos de livros de arte, fotografia e literatura, revistas, catálogos de exposições, CDs, peças gráficas para espetáculos teatrais, shows, eventos, entre outros.

Curadora das exposições 2019 – pinturas de Fabio Dudas (Tralharia Antique, 2019), e Gaveta – Arte Gráfica que Ninguém Viu – peças gráficas assinadas por Daniel Olivetto (Galeria do Sesc Itajaí, 2018). Membro do Comitê Cultural da Aliança Francesa de Florianópolis (2005-2008) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Barca dos Livros (NEP), em Florianópolis-SC (2018-2020).

🎨 Portfolio: paulaalbuquerque.com


André

André Cisne

Gestor de Tráfego e Web designer

Tenho 37 anos, casado, pai de um menino maravilhoso e atualmente trabalho com Marketing Digital na área de desenvolvimento de sites e Gestão de Tráfego Pago (o carinha que faz os anúncios da internet aparecer pra você😁), utiliza essas habilidades em seus negócios e clientes.

Sou formado em Arquitetura em Urbanismo mas atualmente me dedico ao mercado de Marketing Difital.

Atuo na área há mais de 3 anos e já gerenciou milhares de reais em anúncios até o momento.

No Projeto Culturaberta cuido da manutenção no site, além de fazer toda a parte de tráfego pago fazendo com que mais pessoas conheçam esse projeto cultural maravilhoso divulgando as novidades e eventos.


Daniel

Daniel

Olá, meu nome é Daniel, tenho 46 anos e sou casado há 26 anos com a minha amada Paloma. Juntos temos dois filhos maravilhosos, a Luana e o Pedro. Eu trabalho como jardineiro há 20 anos e sempre gostei muito de cuidar das plantas e deixar os jardins lindos e bem cuidados.

Há quatro anos atrás, eu e minha esposa decidimos empreender e criamos a empresa Live cathering, especializada em camarins de shows. Estamos muito orgulhosos do sucesso que a empresa vem alcançando e da satisfação dos nossos clientes.

Além disso, também trabalho com limpeza de casas e tenho o prazer de cuidar de uma pousada, fazendo com que os hóspedes sintam-se em casa e recebam a melhor experiência possível.

Sou dedicado e comprometido com tudo que faço, sempre buscando a satisfação das pessoas a minha volta. Acredito que a chave do sucesso está no respeito, na honestidade e no trabalho duro. É importante vivermos nossos dias com otimismo e gratidão, procurando fazer a diferença na vida das pessoas.


Juliana

Juliana

Assessora de Comunicação

Através dela que você também fica sabendo do projeto, só que através de outras mídias publicitárias. 🤩

Jornalista há 15 anos, passou por grandes redações brasileiras, como BandNews, Correio Braziliense, NSC e Portal Catarinas. Também atua como assessora de imprensa, principalmente na área de cultura, com trabalhos para a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Floripa Conecta, Hoje é Dia de Jazz BB, Sexta Jazz AF e muito mais.


Mahara

Mahara

Desde criança, eu sabia que um dos meus propósitos de vida era ajudar as pessoas. Na infância e na adolescência, na época do Natal, eu levava brinquedos ou cestas básicas para as crianças carentes. Era o presente delas e o meu melhor presente.

Depois, resolvi cursar Jornalismo. Além de ajudar as pessoas contando suas histórias, meu sonho era viajar para a África, registrar tudo em um livro e reverter o dinheiro para as comunidades que eu iria visitar. Esse sonho não aconteceu, mas, nos meus cinco anos de Jornalismo, conheci e ajudei pessoas por meio da escrita, então sei que valeu a pena.

Na época, fui repórter de cultura e contei histórias da cena artística e do entretenimento. Adorava estar em contato com quem pensa, cria, discute e realiza ações culturais. Também atuei na fotografia: a experiência de colocar em prática minha própria arte.

Agora, sou responsável pela (p)arte de secretariado aqui do Culturaberta e aquele propósito que tenho desde criança continua: quero ajudar as pessoas. Então, quando precisarem resolver alguma questão, estarei sempre à disposição! 😀


Daniel

Daniel Rodrigues Santos – Pulse Filmes

Daniel Rodriguez Santos é um profissional renomado na área audiovisual e filmes documentários. Como idealizador e fundador da Pulse Filmes, uma produtora audiovisual sediada em Florianópolis desde 2012, Daniel acumulou uma ampla experiência na indústria. Sua especialização como fotógrafo e videomaker de shows e eventos na Casa de Noca, em Florianópolis, desde 2011, reforça sua habilidade em capturar momentos marcantes. Além disso, Daniel possui um histórico impressionante de projetos premiados, como o curta-metragem “Yo, tú, ellas”, o documentário “Floripa em verso e prosa – Na cadência do samba” e a Minissérie Rendas ao Vento, que retrata a história das rendeiras de Florianópolis . Com um olhar aguçado e conhecimentos sólidos em roteiro, direção de fotografia, cinematografia, edição e finalização, ele tem construído um portfólio de sucesso na indústria audiovisual.


Pedro

Pedro Malamam – Pulse Filmes

Fotógrafo com 15 anos de atuação no mercado. Formado pela Universidade Palermo, Argentina. Especializado em fotografia documental, edição de imagens e direção de arte. Possuo vasta experiência em projetos culturais, incluindo a produção do livro “Carvão Mineral em Santa Catarina: Uma Visão Fotográfica”

Fotógrafo: Livro “Carvão Mineral em Santa Catarina: Uma Visão Fotográfica”. Responsável pela captura de imagens para documentar a indústria de mineração de carvão em Santa Catarina. Apresentação de uma perspectiva fotográfica única que retrata tanto os aspectos técnicos quanto os impactos ambientais. Trabalho em equipe com escritores e pesquisadores para a criação do livro. Fotógrafo de mídias sociais do livro “Expedição Brasil” do autor Renan Rosa. Produção de imagens para as mídias sociais, promovendo o livro “Expedição Brasil”.

Diretor de Arte: Diretor de Arte para Vivo Telefonica nas Escolas Brasileiras. Responsável pela direção de arte da campanha fotográfica para o projeto Vivo nas Escolas Brasileiras, promovendo a educação e a inclusão digital.