A realização das 17 modalidades de curso, que atenderá mais de 200 alunos de todas as idades, incluindo grupos minoritários, foi garantida pelo incentivador único Brasil Atacadista, via Programa de Incentivo à Cultura. O PIC permite que empresas contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) possam incentivar projetos aprovados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e abater o valor investido do imposto devido, mensalmente.
A proposta conta com a parceria da Matura, no Campeche, que vem se firmando como um importante espaço multicultural da cidade ao entregar uma programação artística variada e de qualidade. Seu proprietário e gestor, Marcelo Ribeiro, é um dos idealizadores do Culturaberta e esclarece que a iniciativa “nasceu da ideia de converter as oficinas, que já realizamos na Matura de modo privado, em um grande projeto que garantisse a remuneração dos professores de forma contínua e que ampliasse o acesso da população à formação em diversas expressões artísticas”
Além das oficinas, que serão ministradas por renomados artistas da cidade, o projeto prevê a produção de quatro festivais, nos quais os alunos poderão apresentar seus trabalhos ao público, empoderando-se do palco. “Neste sentido, pensando a partir da importância de um palco com sonorização, iluminação, características profissionais que permitem o encantamento do público, os festivais são grandes facilitadores para os alunos se destravarem e se permitirem dominar o espaço. Será uma experiência muito valiosa para a formação dos alunos”, comenta Osvaldo Pomar, coordenador artístico, professor de percussão e proponente do projeto. As inscrições gratuitas estarão abertas a partir de 27 de março no site.